Zipaquirá

A Catedral de Sal fica na Colômbia, mas não está em Bogotá e sim em Zipaquirá, cerca de 49 km de distância. A pequena cidade está localizada 49 km ao norte da capital, no departamento de Cundinamarca, a 2.652 m.s.n.m. A mina onde está instalada a Catedral é considerada a maior reserva de rocha salina do mundo.

Do ponto de desembarque subi alguns quarteirões até chegar a praça central, onde se encontra a Catedral Diocesana, a Casa Episcopal, o Palácio Municipal, bares, restaurantes, lojas, bancos e outras construções da época colonial.

Após tomar um café com torta de limão, fui orientada pela garçonete a ir de taxi até a Catedral de sal, devido a subida ser íngreme. Para quem vai a pé são 15 minutos de caminhada. Acolhi a sugestão e em menos de 5 minutos estava na portaria da Catedral de Sal (taxi $ 4.000).

Como Ir?

O acesso à cidade de Zipaquirá pode ser feito por transporte público, taxi e agência de turismo.

  • agências: Fiz duas cotações, uma no hotel e outra com uma agência de turismo. Ambas só me informaram sobre a possibilidade de realizar um tour privado e com valores entre $ 145.000 e 150.000 pesos.
  • Ônibus: Para utilizar esse meio há duas alternativas. A partir doTerminal de Transporte, pela empresa Alianza, com duração de 2 horas. A outra opção é pegar o ônibus do Transmilenium e se dirigir até a última estação do Portal Norte. Dali, seguir em ônibus intermunicipal até Zipaquirá. Duração a partir do Portal, 50 minutos.
  • Taxi: O valor cobrado para uma corrida de ida e volta à Zipaquirá fica em torno de $150.000 a 180.000
  • Trem turístico: Sai aos sábados e domingos às 8:30 da estação La Sabana, Bogotá e retorna.

 

Como fui

Uma recepcionista do hotel em que me hospedei me informou como chegar à Zipaquirá utilizando o ônibus. E foi assim que fiz gastando apenas $ 17.000 pesos colombianos(ida e volta).

Saí do hotel cedo e me dirigi para a estação mais próxima do Transmilenium . Passagem comprada($ 1.700), no setor de embarque aguardei na plataforma o ônibus indicado para o Portal Norte, de onde seguiria em ônibus intermunicipal até Zipaquirá.

No Portal Norte para se chegar ao setor de embarque do ônibus de Zipaquirá foi necessário trocar de lado na estação e ultrapassar a catraca. A passagem só é cobrada dentro do ônibus ($4.100), que apesar de pequeno é limpo e confortável.

Durante 50 minutos fizemos uma viagem tranquila com uma agradável paisagem.

Vendedor de salgadinhos

 

Para saber como foi a visita à Catedral veja aqui.

Ao sair da Mina de Sal optei por utilizar o trenzinho turístico até o centro de Zipaquirá, de onde embarquei em micro-ônibus com destino à Bogotá. Novamente no Portal Norte, utilizei o Transmilenium para chegar ao hotel.

Aqui desembarquei do trem e segui para o ponto do ônibus, de volta à Bogotá.

Add Comment

Required fields are marked *. Your email address will not be published.