Saúde em Viagem

Durante uma viagem os riscos de uma pessoa adoecer são variáveis e dependem de alguns fatores como:

  • Destino (clima, altitude, poluição, condições sanitárias e de segurança, prevalência de doenças infecciosas, fuso horário, disponibilidade de assistência médica, extremos de temperatura, etc.).
  • Tipo de viagem (transportes utilizados, tipo de hospedagem, atividade que vá praticar, roteiro, tempo de duração da viagem e época do ano)
  • Características do viajante (idade, sexo, condições de saúde atual e pregressa, vacinação, uso de medicações, etc).

Ninguem gosta de ficar doente, muito menos durante uma viagem. Portanto o melhor é se prevenir, sempre. Adotar alguns cuidados antes e depois de pegar a estrada vai te permitir uma viagem que só lhe trará boas recordações. Neste espaço algumas dicas e informações para viajar tranquilo.

Durante o planejamento o ideal é fazer uma avaliação médica e odontológica. Além de saber quais as suas condições de saúde e a necessidade de possíveis tratamentos, será o momento para conhecer os risco potenciais a que pode ser exposto durante a viagem. Estes, em geral, são maiores em regiões e países menos desenvolvidos. Porém não são inexistentes nas regiões mais desenvolvidas. No entanto os padrões de riscos diferem entre países, entre regiões de um mesmo país e até mesmo entre bairros de uma mesma cidade.

    

   

  

 

Consulta do Viajante

 

 

 

 

 

 

Mal de Altitude