Os Lagos do “Fim do Mundo”

Os bonitos lagos da região da Terra do Fogo, o Lago Escondido e o Lago Fagnano, são uma das maiores atrações para quem visita Ushuaia. O primeiro envolto por montanhas é um lugar aprazível para caminhadas.

O passeio demora cerca de 8 horas, executado pelas agências de turismo, pode incluir o almoço e uma visita a refúgios onde se criam cães huskies. Optei por um com tudo incluído e contratei a All Patagonia.

…Às 9 horas sou a primeira a entrar no ônibus da agência de turismo. Ainda íamos percorrer alguns hotéis até chegarmos à RN 3, por onde atravessamos os Andes Fueguinos e os principais Centros Invernais da Província.

Em certa altura fizemos a primeira parada para conhecermos a flora típica local.

Llenga

No Refúgio Las Cotorras vimos uma criação de huskies, cães siberianos que são usados para puxar trenós nos passeios da temporada de inverno.

A partir desse local, começa uma ascensão de 450 metros até o Paso Garibaldi, mirador onde se pode ter uma panorâmica do Lago Escondido e Lago Fagnano por trás.

…Do Paso Garibaldi, descemos por uma trilha de 3 km até o Lago Escondido, encravado na Cordilheira dos Andes. Tempo suficiente para fotos e o ônibus já estava nos esperando para continuarmos o passeio até o Lago Fagnano.

…À medida que descíamos  aos poucos nos deparávamos  com as belas cenas que nos aguardava ao final da trilha.

…E finalmente, o escondido lago

Após apreciarmos um pouco o entorno, seguimos para o ônibus que já estava a nossa espera. O próximo destino, o Lago Fagnano, que está a 100 km de Ushuaia e se estende até a fronteira chilena. É o segundo maior lago da Argentina. Naquele dia não desapontou e nos ofereceu uma deslumbrante imagem com suas águas azuis.

O almoço foi em um restaurante na estrada, onde experimentei o famoso “cordero fueguino”. Ali outra criação de huskies.

…De lá retornamos a Ushuaia.

Add Comment

Required fields are marked *. Your email address will not be published.