O território compreende 12 países independentes (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela) e dois territórios ultramarinos (Guiana Francesa e Ilhas Falklands). Corresponde a porção meridional do grande continente americano e com 17.850.568 km² se estende do istmo do Panamá, ao norte, até o estreito de Drake, ao sul. O oceano Atlântico banha o litoral leste e o Pacífico, o litoral oeste.

mapa-america-sul

Toda a costa oeste tem o relevo marcado pela Cordilheira dos Andes (a maior cadeia montanhosa em extensão), onde se encontra a mais alta montanha da América, o Aconcágua. No restante, regiões planas, ao norte, a Amazônia; ao centro, o Gran Chaco e o Pantanal brasileiro;  ao sul, os pampas e o planalto da Patagônia. Na costa atlântica, pequenas elevações brasileiras.

ANDES

Possui duas grandes bacias hidrográficas, a do Amazonas (Peru, Bolívia, Colômbia, Guianas e Brasil) e do rio da Prata (Paraguai, Uruguai e Brasil) e outra menor, Orinoco (Venezuela). Por conta da sua diversidade geográfica e extensão territorial, a América do Sul apresenta diferentes climas e todos os tipos de flora, desde vegetação típica de selva, até musgos e liquens das grandes altitudes andinas.

DSCN4205

8

Apesar da  fusão da cultura pré-colombiana com a colonial ao longo do continente ter dado forma a sociedades com muitas similaridades, são ao mesmo tempo diferentes e únicas, cada uma com sua personalidade, rica e plena de matizes que as dotam de singularidade. Descendentes de indígenas com europeus compõem a maioria da população na zona do Pacífico. Na região do Atlântico a miscigenação se deu entre europeus, negros e indígenas.

Mae inca

O espanhol e o português são os principais idiomas falados. Porém francês (Guiana Francesa), inglês (Guiana) e holandês (Suriname) estão nos países como herança de seus respectivos colonizadores. Dentre as diversas línguas indígenas (no Brasil há mais de 100), o quéchua, o aimará e o guarani foram reconhecidas como oficiais nos países onde são faladas. Um território multicultural e diversificado, cuja história foi marcada pelo colonialismo, ditaduras e revoluções,  mas que hoje trilha no caminho da democracia.

0

Apesar de ainda possuir  graves problemas socioeconômicos, a América do Sul detem um grande potencial econômico por conta dos colossais recursos minerais (ouro, prata, cobre, ferro, petróleo), energéticos, assim como pela sua capacidade de produção agrícola e pastoril.

5

O continente é detentor de incomparáveis atrações arqueológicas (Machu Picchu, Tiwanaku), históricas (Ouro Preto, Olinda, Missões Jesuíticas), urbanas (Rio de Janeiro, Buenos Aires, Brasília) e culturais (Carnaval, São João), além de toda a sua exuberância natural (praias brasileiras, Floresta Amazônica, Foz do Iguaçu, Torres del Paine, Deserto do Atacama, Salar de Uyuni).

6

Por tudo isso e muito mais, a cada ano a América do Sul atrai mais visitantes. É verdade que nem tantos são brasileiros. Eu, pelo menos, resolvi não dar mais as costas para o nosso continente e  vou embarcar no Projeto América do Sul.

    Argentina                                Bolívia                             Brasil                       Chile

    Colômbia                            Equador                          Guiana                       Paraguai

     Peru                                 Suriname                    Uruguai                            Venezuela